quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cyber cheio, biblioteca vazia



Meu nome é Lucas Johnathan de Oliveira Ferreira, tenho 9 anos e estudo no Colégio Monte Castelo. Eu moro com minha mãe Arley e com minha irmã Letícia, de 7 anos. Na minha reportagem eu escrevi sobre o uso de bibliotecas e de cybers ou infocentro que há em algumas escolas.
Fui para a escola Geraldo Veloso, onde existe uma biblioteca e um infocentro. Lá eu entrevistei dona Socorro Macias Bogéa, uma professora que trabalha no infocentro, e também Anita Maria de Jesus Silva, auxiliar de biblioteca. Eu conversei primeiro com a dona Anita sobre a biblioteca e ela me disse que estudantes de qualquer escola podem pesquisar nos livros e revistas da biblioteca, mas para entrar lá é preciso usar uniforme de uma escola.
Ela me disse que existem naquela biblioteca cerca de dois mil livros e falou também que a média de pessoas que frequentam a biblioteca por dia é de 45 alunos.
Eu quis saber por que as pessoas preferem pesquisar no infocentro do que na biblioteca, e dona Anita me falou que a maioria dos alunos tem preguiça de ler. Ela me disse que para atrair mais estudantes é necessário que tenha quadros nas paredes da biblioteca para mostrar alguns autores importantes.
Eu achei que o número de livros que vão para as casas dos alunos é pequeno. Dona Anita falou que são emprestados apenas uma média de dez livros por dia. Ela disse que é preciso ter carteirinha para levar livros para casa, mas os alunos conhecidos que frequentam a biblioteca e não tem carteirinha podem levar mesmo assim.
Dona Anita acha que em Marabá tem poucas bibliotecas e muitos cybers e sugeriu que o governo investisse mais para tornar as bibliotecas atraentes.
A Socorro Bogéa me contou que qualquer pessoa da comunidade pode usar o infocentro e não apenas os alunos que estudam lá. Numa sala bem grande existem 24 computadores, mas cinco deles estão danificados. Mesmo assim, o número de pessoas que usam os computadores é muito grande, e ela não sabe quantos passam por lá em um dia.
Eu quis saber se não tinha planos de abrir o infocentro no final de semana para quem quiser pesquisar e dona Socorro me disse que está elaborando um projeto chamado Escola de Portas Abertas para abrir o infocentro aos sábados e domingos.
Perguntei se as pessoas podem acessar o Orkut e MSN lá e ela me disse que sim, desde que tenham terminado sua pesquisa. Mas depois da entrevista eu caminhei pelo infocentro e percebi que a maioria dos estudantes estava assistindo vídeo no Youtube ou acessando o Orkut. Apenas dois dos mais de 10 alunos estavam realmente pesquisando. Um deles era Johnny Quest, que buscava informações sobre a dança salsa.
Eu gostei de escrever sobre este assunto porque eu costumo ler livros. Agora mesmo estou lendo o livro Crônicas de Nárnia. Foi minha mãe quem comprou e estou gostando das histórias.


Lucas Johnathan
Especial para o CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário