quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O que criança tem a ver com siderúrgica?

Oi, meu nome é Jéssica Émile. Tenho 8 anos de idade e moro com meus avós. Estudo a 2ª Série na Escola Municipal Maria Amélia Soares. Estou feliz porque fui escolhida para participar do projeto Repórter Criança, e ainda mais porque fui fazer a cobertura da Sipatinha, uma semana de prevenção de acidentes de trabalho, só que para crianças.
Eu fui na Sinobras com o tio Ulisses e lá me diverti bastante junto com 51 crianças, todos filhos de funcionários daquela siderúrgica. Afinal, as palhaçadas das palhaças Pipoca, Paçoca e Maionese foram muito divertidas. Achei a Pipoca a mais sapeca de todas. As brincadeiras era essas: soco-soco, bate-bate, Chapeuzinho Vermelho, alongamentos e etc. Posei para várias fotos, cantei o Hino Nacional e ouvi histórias para evitar acidentes em casa.
Eu entrevistei a coordenadora Patrícia Macedo, criadora do projeto Sipatinha. Ela me disse que o objetivo da Sipatinha é esclarecer as crianças sobre a segurança em suas casas, além de mostrar para elas como é a empresa onde os pais delas trabalham.
Perguntei também quantas crianças e adultos estão participando da Sipatinha. Ela me disse que no primeiro dia participaram 39 crianças, e que no segundo, quando eu fui, tinha 51. Já adultos eram mais de 100.
Eu entrevistei também a Geovana Lissa, de 9 anos de idade. A mãe dela trabalha lá na Sinobras e eu perguntei se ela acharia normal a mãe dela chegar em casa com ferimentos, toda acidentada. Ela disse que não, mas lembrou que teve uma vez que ela chegou em casa com ferida. Eu quis saber se ela, Geovana, podia ajudar sua mãe a se prevenir de acidente no trabalho. Ele respondeu que sim, e que sempre pede para sua mãe não subir em escada sem equipamentos de proteção.
Por último, perguntei para a Geovana o que ela mais gostou na Sipatinha e ela respondeu, como eu, que foi das palhaças.
Depois de falar com a Geovana, eu entrevistei a sua mãe, Roseane Silva dos Reis, que tem três filhos. Ela disse que trabalha como técnica de segurança de trabalho e que eles usam mais de 100 tipos diferentes desses equipamentos.
Depois de participar do Repórter Criança, a minha professora Maria Rosário, a diretora Joisa e outras pessoas fizeram uma festa surpresa para mim, lá na escola. Elas descobriram que eu gosto de bolo de chocolate e fizeram um bem gostoso. A festa teve balões também e todos os meus colegas da sala participaram.



Jéssica Émile
Especial para o CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário