quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Eu me meti em política

Eu me chamo Jaqueline dos Santos Feitoza, tenho 11 anos e moro na Folha 33, Nova Marabá. Estudo a 4ª série na escola Silvino Santis, lá mesmo no meu bairro.
No meu dia de Repórter Criança eu fui à Câmara Municipal saber como os vereadores trabalham e conhecer um pouco sobre o dia a dia deles. Tive de esperar muito para a sessão começar. Estava marcada para 9h20 mas só foi iniciar depois de 11 horas.
Eu tinha muitas perguntas para fazer, principalmente sobre melhorias para a Folha 33 e para minha escola. Então, o tio Ulisses, repórter que me acompanhou, achou melhor eu entrevistar o vereador Ronaldo da 33, que mora no mesmo bairro que eu.
E deu certo. Perguntei a ele qual a função do vereador, e ele me disse que tem de fiscalizar o Executivo, ou seja, a prefeitura, além de criar leis, fazer projetos que contribuam para o desenvolvimento da nossa cidade.
Também perguntei pra ele qual a parte mais difícil de ser vereador e o Ronaldo respondeu que são as cobranças que ele e outros vereadores recebem por parte da população, pois não podem executar nenhuma obra, apenas pedir para o prefeito.
Eu fiquei curiosa e perguntei ao Ronaldo da 33 o que ele fazia antes de ser vereador. Ele me contou que trabalhou como mototaxista, com compra e venda de madeira e até vendedor de perfume.
Já que ele carrega no nome ou apelido o número de nossa Folha, eu perguntei para o Ronaldo da 33 o que ele pretende fazer por aquele bairro de gente pobre. Ele lembrou que quando o Tião Miranda era prefeito ele conseguiu um pouco de asfalto, uma praça. Agora, ele disse que vai lutar para levar água tratada para toda a Folha 33.
Eu contei para o vereador a situação da minha escola, onde piso da quadra de esporte está todo rachado, não tem cobertura e as salas vivem lotadas. Além do mais, quem termina a 4ª série este ano, como eu, tem de ir estudar longe, atravessar a Transamazônica caminhando duas vezes por dia e colocar a vida em perigo. Tudo porque na Folha 33 não tem uma escola da 5ª a 8ª série.
O Ronaldo prometeu que ia visitar minha escola e conhecer toda a realidade para apresentar um requerimento para o prefeito Maurino Magalhães. Eu espero que dê certo mesmo.
Depois da entrevista, ainda passei uma hora acompanhando a sessão da Câmara. Vi os vereadores discutindo sobre vários assuntos. Já ia me esquecendo. A vereadora Irismar foi muito simpática comigo e me cumprimentou e fez questão de me apresentar para todos os vereadores. Peguei na mão de todos eles. Foi legal e espero que através desta reportagem eu possa ganhar benefícios para o meu bairro.

Jaqueline Feitoza
Especial para o CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário